Hospedaria

hospedaria-07hospedaria-06hospedaria-05

Em força do próprio batismo todos os discípulos de Jesus, e cada um segundo a própria vocação na comunhão da igreja, são chamados participar também sua missão de testemunho e irradiação do reino de Deus. As monjas não fazem exceção. Temos a consciência que a comunidade monástica cumpre eficazmente esta missão apostólica com a sua mesma presença, com os valores que orientam a sua vida e frisam sua busca de Deus como o critério absoluto.

 

hospedaria-03A caridade que une os irmãos numa única família, o mistério de Cristo celebrado e vivido em coerência de vida, a Palavra de Deus ouvida e meditada diariamente, o colóquio orante que os une ao Pai na ascese e na alegria do Espírito Santo, fazem da comunidade monástica uma proclamação da presença do Cristo na igreja e da espera do reino de Deus.

Vivendo e colaborando á vida da comunidade conforme o próprio compromisso e os dons recebidos do Espírito Santo, as monjas portanto participam da obra apostólica da igreja. A ela não ficam estranhas nem aquelas que, por vocação especial, vivem uma vida de total dedicação ao Senhor na solidão, em contínua oração e intensa penitência, no vinculo de uma misteriosa fecundidade apostólica que as une ao corpo de Cristo. A tradição camaldolense chama estas irmãs “reclusas”, separadas dos outros pelo estilo de vida solitário, mas inseridas na comunhão da comunidade e na obediência a Priora.

A hospitalidade para as monjas é um jeito de ser antes de constituir um serviço de caridade. Exprime a experiênciahospedaria-02 de ser amada pelo próprio Pai e acolhida na sua casa. Esta consciência dá os olhos para reconhecer em cada hóspede o próprio Cristo:”todos os hóspedes que chegarem ao mosteiro sejam recebidos como o Cristo, pois ele próprio irá dizer: fui hóspede e me recebestes” (RB 53,1).

 

A hospitalidade é a forma mais tradicional da presença dos monges e monjas camaldolenses na sociedade. Ela tenhospedaria-01ciona não só oferecer alivio material aos que visitam a comunidade, mas também proporcionar a eles o alimento espiritual na comunhão da caridade e no encontro com a palavra de Deus. Aos hóspedes, homens, mulheres, grupos de jovens, agentes de pastoral, padres e religiosos, a comunidade oferece quartos,salão para palestras, refeitório , um clima tranqüilo e silencioso que favorece a reflexão e a oração pessoal, a partilha da liturgia monástica, a possibilidade de diálogo com um monge pela direção espiritual e a celebração do sacramento da reconciliação, recebemos grupos de até 60 pessoas. O mosteiro está circundado por um ambiente natural da mata atlântica muito lindo e tranqüilo, favorável ao descanso e à meditação.

 

Para marcar visitas e estadias entrar em contato com a responsável pela hospedaria: Ir. Donata pelo telefone do mosteiro- 11 4790 3580/ 3427 8841/ cel. 97167 4131